fbpx
(21) 3490-4004 / (21) 99599-4004

Fertilização in vitro (FIV e ICSI)


Essas são técnicas avançadas e complexas de reprodução, são utilizadas principalmente quando há alterações obstrutivas nas trompas ou alterações na produção ovariana.

Consistem em produzir em laboratório o encontro entre o óvulo removido dos ovários da mulher com os espermatozoides fornecidos pelo homem. Há ainda a possibilidade de banco de gametas para aqueles casais que não dispõe de óvulos ou espermatozoides.

Para otimizar o processo pode ser realizado estímulo da ovulação através de medicamentos. A ovulação é acompanhada através de exames seriados de ultrassonografia, a fim de programa a aspiração e coleta de óvulos. Após a coleta, os óvulos são colocados em contato com o esperma para ocorrer a fecundação (FIV) ou o material genético do espermatozoide é injetado diretamente dentro do óvulo (ICSI). Após a formação do embrião, é realizada a inseminação no interior do útero materno.

O índice de sucesso destes métodos varia de acordo com o quadro clínico, a idade da mulher, o número de embriões inseminados, entre outros fatores. Em média a gestação ocorre em torno de 30% por ciclo.Os principais problemas relacionados a estes métodos são as complicações relacionadas ao estímulo hormonal na mulher e a possibilidade de gestação múltipla, quando se opta pela inseminação de mais de um embrião.