fbpx
(21) 3490-4004 / (21) 99599-4004

Alimentação e uso de anti-oxidantes para melhora da fertilidade

Muito se tem falado a respeito do uso de anti-oxidantes (vitamia C, vitamina E, carnitinas dentre outros) e oligoelementos (zinco, selênio dentre outros) para a melhora do espermograma naqueles homens com infertilidade. Recentes estudos demonstraram a eficácia de determinadas substâncias para a melhora do espermograma de pacientes com queda da quantidade, motilidade e até mesmo naqueles pacientes com a morfologia alterada.

O que se sabe é que a concentração dos anti-oxidantes no esperma é muito maior do que sua concentração no plasma. Uma questão muito importante a ser avaliada antes do inicio do tratamento é que as super-dosagens destas substâncias ao invés de melhorar podem levar a piora na qualidade do espermograma. Cabe ao especialista a melhor avaliação das dosagens e  da combinação destas substancias para o melhor resultado. Muitos casais que serão submetidos a tratamento com algum tipo de fertilização in vitro também podem se beneficiar com este tipo de complementação.

 Segue abaixo lista de alimentos ricos em anti-oxidantes e oligoelementos:

Alimentos ricos em selênio: castanha do pará, frutos do mar, aves, carnes vermelha, grãos de aveia e arroz integral

Alimentos ricos em lycopeno: melancia, tomate, pimentão, beterraba

Alimentos ricos em vitamina C: acerola, pimentão, goiaba, kiwi, brócolis

Alimentos ricos em zinco: carnes vermelhas e brancas, fígado, frutos do mar, ovos, cereais, lentilha, gérmen de trigo

Alimentos ricos em vitamina E: nozes, milho, amendoim, sementes, óleos vegetais, óleo de oliva, abacate, carnes magras, laticínios, alface, espinafre, aspargo.


Telefone: (21) 3490-3003 / (21) 99856-3003 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *