fbpx
(21) 3490-4004 / (21) 99599-4004

Inseminação artificial


A inseminação artificial ou inseminação intrauterinaé uma técnica de reprodução onde os espermatozódies são inseridos diretamente no útero no período de ovulação. Esta técnica visa facilitar o encontro do espermatozoide com o óvulo, estando indicada pra diversos tipos de infertilidade conjugal. Para aumentar as chances de sucesso podem ser utilizados medicamentos para estimular a ovulação e o processamento e capacitação do esperma a ser utilizado.

Para este tratamento é necessário que a mulher tenha ao menos uma trompa pérvia e não tenha alterações significativas no útero ou nos ovários. Além disso, o homem precisa ter um espermograma com pelo menos 5 milhões de espermatozoides por ml.

Porém, os pacientes que apresentam um espermograma com taxas muito alteradas podem se beneficiar de tratamentos medicamentosos ou cirúrgicos para melhorar a quantidade e a qualidade dos espermatozoides, afim de possibilitar a inseminação intrauterina. A taxa de sucesso deste tipo de reprodução gira em torno de 15 a 20%, podendo variar em relação ao quadro clínico, qualidade do espermograma e idade da mulher.